Get Adobe Flash player
Home Histórico

Histórico Nelson Lauro Luersen

    

            Nascido em 01/06/1962, Nelson Lauro Luersen foi o sétimo filho de Odete Catarina Garcia e Lauro Luersen (em memória). Seus pais, netos de imigrantes europeus, cursaram a escola apenas até o ensino fundamental, já que desde muito novos precisaram trabalhar na lavoura e no comércio para o sustento familiar. O casal e seus nove filhos viveram no pequeno município de Capinzal, em Santa Catarina, até o início dos anos 70 quando, em meio a movimentos migratórios correntes, resolveram buscar novas oportunidades no Paraná, mais especificamente no município de Salto do Lontra, sito na região sudoeste do estado.

            No Paraná, Luersen residiu em Salto do Lontra do final de sua infância ao início de sua juventude e, no contra turno de suas aulas, auxiliava seus pais no pequeno comércio alimentício que mantinham e fornecia o sustento da família. No início dos anos 80, seguindo os passos de seus pais e irmão mais velho, e estimulado por eles, Nelson se muda para o município de Planalto, localizado também na região sudoeste do Paraná, onde passa a exercer atividade laboral no ramo alimentício, tornando-se, assim, sócio da então crescente empresa Luersen Comércio de Produtos Alimentícios LTDA, em atividade até hoje.

         Em 1986, Nelson Luersen se casa com Anete Terezinha Favretto, filha de agricultores gaúchos que foram pioneiros no município de Ampére – PR. O jovem casal, então, fixa residência na Avenida Rio Grande do Sul, em Planalto, e neste endereço cria seus filhos, Lauro e Marina, e vive as duas décadas seguintes.

         Em 1996, ainda na onda da redemocratização e inovação, Luersen, com apenas 34 anos, desponta como líder em seu município e, apoiado por sua família, candidata-se ao cargo de Prefeito de Planalto. Eleito em um pleito acirrado, exerce seu mandato alternando austeridade e diplomacia, aplicando os aprendizados da administração empresarial à atividade pública e, na eleição seguinte, em 2000, após candidatura única, é reeleito pela população, que reconhece seus esforços em prol do município. Após mandato de positiva repercussão na região sudoeste, incentivado por co-partidários, candidata-se, em 2006, a Deputado Estadual pelo Paraná e, embora não eleito, conquista suplência do cargo.

      Em 2008, ainda crente de que tinha muito à contribuir, Luersen candidata-se mais uma vez à Prefeitura de Planalto e, mais uma vez, os planaltenses, acreditando em seu potencial e cientes das anteriores realizações, o elegem, oportunizando-o exercer seu terceiro mandato como Prefeito – o que o faz até as eleições de 2010 quando, após renunciar ao cargo ocupado, volta a candidatar-se a Deputado Estadual, a fim de ampliar o alcance de sua atividade.

         Eleito como Deputado Estadual no Paraná, Nelson Luersen tomou posse em fevereiro de 2011 e, de lá para cá, busca fazer jus ao reconhecimento sufragista de milhares de paranaenses que, nas três eleições estaduais subsequentes depositaram, nele e em sua equipe, seus votos de confiança. Em sua hoje madura caminhada política, Luersen continua buscando, sempre pautado nos hígidos valores repassados pelos seus pais, exercer seu múnus público com dignidade e responsabilidade, atento aos anseios de seus eleitores, posicionando-se, por isso, em prol do desenvolvimento econômico, da educação ampla e irrestrita, da adequada prestação de serviços de saúde à população, do incentivo a criação de empregos e renda, em apoio ao acesso e criação de infraestrutura que possibilite aos paranaenses, da forma mais ampla possível, desenvolverem-se dignamente em suas personalidades cidadãs.